quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Não te esqueças de guardar os alimentos no frigorífico!

Cheguei finalmente ao fim de semana! Hoje é sábado, dia de ir às compras. São 9h30 e decidi ir ao supermercado. Fiz uma lista de compras e enchi o carrinho com tudo o que me fazia falta. Terminei as compras às 10h30. No caminho para casa encontrei uma colega que me convidou para almoçar fora. Pois bem, como não a via há muito tempo, decidi aceitar o convite. Conversamos, conversamos e conversamos, ... Cheguei a casa apenas às 18h30, quase na hora de jantar. Ups! Esqueci-me das compras no carro. Já passaram 8 h e só agora é que guardei a carne, o fiambre, ..., no frigorífico. No domingo de manhã, pelas 10h30, decidi comer um pão com o fiambre que tinha comprado no dia anterior, será que o fiambre se estragou?
Considerando que a contaminação inicial do fiambre era de 10 bactérias e que o tempo de duplicação à temperatura ambiente (18ºC) é de 1 hora, assim como que o tempo de duplicação no frigorífico, a 4ºC, é de 8 horas, qual o número de bactérias do fiambre no domingo de manhã, isto é, após 24 h da sua compra?

6 comentários:

Anónimo disse...

Dificilmente imaginamos que ao mantermos as comidas fora do frigorífico estamos a contaminá-las, mas segundo os cálculos no final de 24h o fiambre estará com 10240 bactérias, o que podemos concluir que o fiambre está impróprio para consumo. Espero que agora tentem ter mais cuidado com a vossa comida.

Maria José disse...

Esqueci-me de guardar o fiambre no frigorífico antes de sair de casa. Quando regressei a casa 8 horas depois é que o coloquei no frigorífico. Considerando que a contaminação inicial do fiambre era de 10 bactérias, calculei o número de bactérias após 24 horas e concluí que seriam 10240.

Cristóvão sampaio disse...

Gosta de alimentos conservados e saudáveis, então faça por isso!
Se comprar fiambre, não o deixe fora do frigorífico mais que uma hora.
O fiambre é guardado no frigorífico a 4º C.
Considerando que o fiambre está contaminado com 10 bactérias e sabendo que o tempo de duplicação a 4ºC é de 8 horas ao fim de 24 h o nosso fiambre já contém 10240 bactérias.
Acreditem em mim já fiz a formula.

Claudina Magalhães disse...

Sempre que vá às compras nunca se esqueça delas no carro principalmente se forem alimentos de frigorifico como, por exemplo, o fiambre.
Se ficar fora do frigorífico 24 h, o fiambre fica contaminado com, aproximadamente, 10240 bactérias.

Unknown disse...

O fiambre deve manter-se a uma temperatura entre os 4ºe os 6º, por isso devemos tentar que fique o menos tempo possível à temperatura ambiente e nunca esquecido fora do frigorífico, correndo riscos de contaminações de bactérias prejudiciais na nossa alimentação.

Emilia Luis disse...

Sabendo que a contaminação inicial do fiambre é de 10 bactérias e que o tempo de duplicação à temperatura ambiente é de 8 horas e sabendo que o fiambre esteve à temperatura ambiente das 10.30h às 18.30h quando meteu o fiambre no frigorifico já estava contaminado com 2560 bactérias.
Tendo em conta o tempo de duplicação a 4ºc é de 8 horas quando comeu fiambre às 10.30h do dia seguinte já estava estragado.